Sobre o Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Organizando um RPG de cárater investigativo

Link do post no Defensor 3:
http://defensor3.com.br/2010/04/organizando-um-rpg-de-carater-investigativo/


Passo Number One: Pense Na História de uma forma interna e externa, com o olhar de mestre e de jogador, monte um enredo de perguntas e respostas que você perguntaria ao mestre se fosse jogador e com perguntas que só você deve ter acesso até certo ponto, depois com o desenrolar da história eles vão descobri-las, como Quem é o Assassino, Qual é o Motivo do Assassinato, Quem foi o Comparsa numero um, e o numero dois, e etc. É bom você anotá-las para que no meio da partida você não entre em contradição com os elementos encontrados, perguntas do PJS e Outras Coisas Que Podem Decorrer ao Redor da Aventura.
Desenhe ou imprime mapas com o ambiente (uma mansão, uma cidadezinha, etc), não se esquecendo de se for possível fazer dois, um para os PJS (para deixar o mapa com eles de uma forma mais real, quando eles chegarem no local invente uma lojinha, ou coisa parecida com uma pessoa vendendo mapas da cidade, ai a escolha de comprar ou não é deles) só com os desenhos e um para você com os elementos que podem ser encontrados, com a localização dos NPCS importantes para a resolução do caso.




Passo Number Thu: Esse passo é muito importante para a aventura correr bem, organize cada passo do assassino, da vitima, das pessoas envolvidas, etc. Tudo Cronologicamente com dia e hora, faça um cronograma base para ler para os PJS para eles ficarem bem por dentro do assassinato, do roubo ou do que se trata a investigação, se os PJS quiserem entrevistar os envolvidos com a vitima, mostre o caminho até lá e os deixem interrogá-lo, nesse ponto você assume o papel de NPC, não facilite demais para os PJS deixe eles bem intrigados com a história. Faça com que a história tenha vários suspeitos, isso dá uma grande emoção ao jogo. Utilize também enigmas de for o caso de um serial killer que a cada assassinato que ele comete ele deixa uma marca característica dele, e que as vitimas dele tem uma ligação (fazem o mesmo curso, estudam na mesma classe, etc. Não deixe isso tão obvio, deixe os personagens pesquisarem bem sobre o caso para isso ficar exposto para eles).


Conclusão:
Espero que vocês gostem das dicas e a utilizem em suas mesas de RPG. Estou criando uma adaptação de 3D&T para CSI o nome da adaptação será 3D&T CSI: Investigação em Tóquio, logo mais, quando terminá-la, eu a postarei, já vou mandá-la com uma aventura para você iniciar o 3D&T Investigação em Tóquio com Sua Mesa. Até a Próxima.




Visite o DEFENSOR 3, também posto lá, um ótimo site com um conteúdo muito bom de 3d&t.
http://defensor3.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário